
sexta-feira, 30 de dezembro de 2016
terça-feira, 20 de dezembro de 2016
Ora ponha aqui o seu pezinho ...
Pergunta e muito bem o El'PAIS, porque motivo as modelos quando publicitam sapatos aparecem, quase sempre, com as pernas desnudas?
segunda-feira, 19 de dezembro de 2016
1ª Damas dos EUA
As 1ª damas dos EUA tiveram sempre as suas causas. Uma prática, mesmo que secundaria, que deve ser assinalada.
sexta-feira, 16 de dezembro de 2016
"Cultura smartphone" (?)
Nas sociedades ocidentais - ditas mais desenvolvidas - quem não tem e utiliza diariamente, no trabalho, em casa, na vida social um smartphone? Alguns, algumas utilizam mais do que um, está ali tudo à mão de semear dizem/comentam.
Se quero ler noticias (consulto), se quero consultar a Wikipedia (consulto), se quero ver a agenda profissional e pessoal (consulto), se quero entrar nas redes sociais - facebook, twiter, wats app - estou lá. Enfim, está lá tudo ...?
Não, não está lá tudo, falta muito, falta o essencial, desde logo a solidariedade (muita), a fraternidade (muita), igualdade (muita) . Basta pensar um pouco, atenção que a "cultura smartphone" pensa pouco e processa rápido, e reflectir, por exemplo, naquilo que aconteceu e está a acontecer em Alepo (Síria) a milhões de pessoas, nas injustiças e barbaridades praticadas por uns poucos tiranos (fala-se em holocausto), e concluirmos as limitações deste simples meio instrumental.
quinta-feira, 15 de dezembro de 2016
Inglaterra avança
O Reino Unido autoriza o seu instituto regulador para criar as condições legais para que seja autorizada a fecundação de três progenitores. Desta forma evitam-se riscos de más formações genéticas.
quarta-feira, 14 de dezembro de 2016
Um ano de ouo
Este foi um ano em que Cristiano ganhou os principais troféus na Europa - por equipas e por selecções.
terça-feira, 13 de dezembro de 2016
segunda-feira, 12 de dezembro de 2016
OCDE - Relatório PISA
Singapura foi eleita como a primeira cidade inteligente do mundo. O EL' PAIS, apresenta hoje um trabalho importante sobre os níveis de desenvolvimento informático da cidade estado, leader do continente asiático.
sexta-feira, 9 de dezembro de 2016
O medo tira-me a fome ...
Os sobreviventes do genocídio ocorrido em Alepo (Síria) tem na sua luta pela vida secundarizado alguns aspectos essenciais à dignidade humana. Estou a referir-me, por exemplo, ao direito a uma refeição condigna. Quando questionado sobre a fome sentida, um mártir respondeu eloquentemente dizendo que o medo tira-me a fome...
Lisboa - agradável para viver
Afinal o alojamento local (vs) habitação começa a ser analisado e naturalmente questionado. Por exemplo um apartamento (isolado) num edifício onde existem outros nove pode, se se dedicar a essa actividade de prestação de sérvios, ser um elemento perturbador. Compete portanto ao legislador e regulador precaver um conjunto de direitos.
Numa cidade como Lisboa, e não só, é fundamental regular bem, de forma que seja compactível harmonizar no futuro interesses dos residentes permanentes com os esporádidicos e assim ajudar a criar uma cidade atractiva e moderna - agradável para viver.
Numa cidade como Lisboa, e não só, é fundamental regular bem, de forma que seja compactível harmonizar no futuro interesses dos residentes permanentes com os esporádidicos e assim ajudar a criar uma cidade atractiva e moderna - agradável para viver.
segunda-feira, 5 de dezembro de 2016
sexta-feira, 2 de dezembro de 2016
Pressão Fiscal na Europa (análise comparativa)
O EL' Pais publica hoje informação gráfica comparativa sobre a pressão fiscal em cada país europeu.
Lá como cá...
Em Espanha o governo de direita de Rajoy acaba de aprovar o orçamento de estado para 2017 - aumento dos impostos: sociedades (IRC), tabaco e bebidas alcoólicas. Esqueceram-se de baixar os impostos sobre rendimentos como tinham prometido em eleições (ver artigo EL´Pais)
quarta-feira, 30 de novembro de 2016
Pela transparência
O governo de Espanha vai aprovar proximamente legislação em que limita os pagamentos em moeda até ao limite máximo de 1 000€.
Esta medida, certamente, muito contribuirá para o aumento da transparência e para a luta contra a economia paralela.
Universidade (FUTURO)
No futuro como será a universidade? Como vai interagir com as novas tecnologias, industrias robotizadas, cibernética e novos modelos de organização do trabalho? Como será ministrada- à distância? Como se relacionará com as empresas? Quem a financiará?...
terça-feira, 29 de novembro de 2016
segunda-feira, 28 de novembro de 2016
Fidel Castro
Um dia serei julgado pela história.
Estas eram palavras de Fidel de Castro sempre que os seus actos, decisões e pensamentos eram questionados e comentados.
Um apaixonado, um visionário, um revolucionário, um ditador foi assim que muitas vezes FC foi classificado ao longo das décadas em que governou Cuba e em muitas circunstâncias influenciou fortemente os regimes da América Latina.
Fidel Castro foi diferente, mesmo como ditador, nunca foi um politico indiferente .
O El país em video apresenta uma reportagem alusiva ás cerimónias fúnebres ocorridas em Havana. .
sexta-feira, 25 de novembro de 2016
ERA TRUMPUTIN
O El' Pais analisa hoje quais poderão ser as consequências politicas do entendimento ou, se quisermos, a confluência dos dois políticos i/é Trump e Putin (ver video).
quarta-feira, 23 de novembro de 2016
terça-feira, 22 de novembro de 2016
Como será o nosso trabalho no futuro???
No futuro que é já amanhã eles serão: robots inteligentes; impressoras 3D; inteligência artificial; novos materiais ...entre outros.
Que faremos então?; quantas horas trabalharemos?; quanto ganharemos?
Estas e outras questões são hoje uma realidade. Uma realidade objectiva e verosímil que naturalmente terá de enfrentar-se com interlocutores. Interlocutores que serão a grande incógnita ?: os do sistema actual, apanágio do politicamente correcto?; os srs Trumps e Cª que são a forma última do sistema politicamente correcto?; as derivas radicais de direita ou simplesmente radicais?; os fundamentalismos religiosos ?.
Sabemos que trabalharemos menos se quisermos todos trabalhar. Sabemos que teremos de fazer novas aprendizagens e permanentes reciclagens. Sabemos que temos de encontrar outro tipo de ocupações. Sabemos que temos de encontrar outras formas de distribuição da riqueza, em que as pessoas ocuparão o centro das coisas.
Sabemos que trabalharemos menos se quisermos todos trabalhar. Sabemos que teremos de fazer novas aprendizagens e permanentes reciclagens. Sabemos que temos de encontrar outro tipo de ocupações. Sabemos que temos de encontrar outras formas de distribuição da riqueza, em que as pessoas ocuparão o centro das coisas.
Vivemos tempos perigosos mas intensamente interessantes que marcarão, inevitavelmente, os tempos mais próximos.
segunda-feira, 21 de novembro de 2016
Sarkozy de fora....
Na primeira volta das primárias do partido republicano francês, os dois candidatos mais votados (Fillon e Juppe), foram, caprichosamente, ex-ministros de Sarkozy.
Sarkozy já não concorre á segunda volta - alguns dizem que este terá sido o seu último acto politico do ex- presidente da Republica Francesa. Fillon o candidato mais à direita parece ser o que mais bem colocado, provavelmente aquele que mais hipóteses tem de vencer, do ponto de vista da direita mais liberal, a candidata da ultra direita Marine Le Pen.
sexta-feira, 18 de novembro de 2016
quinta-feira, 17 de novembro de 2016
O Portáctil do futuro
O portáctil do futuro vai permitir, em superfície táctil, escrever, desenhar, e digitalizar todo o tipo de conteúdos.
quarta-feira, 16 de novembro de 2016
Bob Dylan
Conforme a Academia Sueca o cantor alegou ter outros compromissos impeditivos de receber o prémio.
terça-feira, 15 de novembro de 2016
segunda-feira, 14 de novembro de 2016
sexta-feira, 11 de novembro de 2016
Leonard Cohen (um dia estranho)
A maior e a mais justa homenagem que se pode e deve fazer a este Homem é escutar as suas musicas e sobretudo a sua inconfundível voz. Para aquela voz teria que haver, tão só, uma certa música. Se a isso acrescentarmos uma poesia também e sempre muito especial, alcançaremos Leonard Cohen. Deste ponto de vista será assertivo considerarmos o personagem imortal.
quinta-feira, 10 de novembro de 2016
O próximo Vice Presidente dos EUA (perfil)
Mike Pence é o próximo vice-presidente dos EUA.
Politico, governador de Indiana, tem 57 anos e é ultra conservador.
Enquanto governador ficou conhecido no seu estado por ter aprovado uma lei que permitia que os estabelecimentos comerciais e restaurantes proibissem a entrada nos seus estabelecimentos a casais gays.
quarta-feira, 9 de novembro de 2016
Trump ganhou .....
Donald Trump - 59 251 810 votos - 47,5% - 290 lugares
Trump ganha porque conquistou mais lugares, porque ganhou mais Estados.
Ganha não por ser um politico profissional - que não o é - superior à sua adversária, mas sim porque os americanos que o elegeram - que não são a maioria - já não acreditam no sistema politico vigente.
Ganha porque os americanos que nele votaram querem a mudança e porventura, querem alguém que lhes dê confiança e segurança no futuro.
Esta foi a mensagem que nos foi transmitida.
No mundo globalizado em que vivemos teremos que continuar atentos e expectantes, justamente na perspectiva de sabermos que ontem uma maioria de americanos (que saiu derrotada) votou positivamente por uma sociedade mais democrática e justa.
Trump ganhou, mas o mundo democrático vai estar atento.
terça-feira, 8 de novembro de 2016
segunda-feira, 7 de novembro de 2016
sexta-feira, 4 de novembro de 2016
quinta-feira, 3 de novembro de 2016
O degelo um fenómeno climático
Começam a ser evidentes os sinais de degradação da paisagem gelada.
Esta realidade está a ser motivada pelo aquecimento global.
Esta realidade está a ser motivada pelo aquecimento global.
O degelo, em certo sentido, está a corrigir (de forma automática) o sistema climático.
Desta forma equilibra-se o sistema.
Desta forma equilibra-se o sistema.
quarta-feira, 2 de novembro de 2016
sexta-feira, 28 de outubro de 2016
terça-feira, 25 de outubro de 2016
Espanha espera por melhores dias
Neste último domingo o PSOE, ou
melhor os seus notáveis, votaram a abstenção do partido no acto de investidura
do presidente do partido mais votado i/e o PP. Com a particularidade de só
votarem a abstenção na segunda tentativa do acto de investidura de Mariano
Rajoy, tentando com isso deixar claro a vertente oposicionista do partido face
à direita. Como sabemos Espanha vem
votando há aproximadamente um ano, em sucessivos actos eleitorais, na procura
de uma solução governativa. Os notáveis foram atrás do discurso mediático e
porventura encontraram a solução mais fácil, não medindo os custos
divisionistas e faccionários inerentes a todo espectro partidário.
Os tempos estão difíceis e as
reformas politicas e institucionais são hoje uma necessidade transversal a toda
a sociedade espanhola, para as atingir será necessário encontrar os equilíbrios
necessários, os quais naturalmente exigem sustentabilidade num novo enquadramento
politico e partidário.
Fugir a esta realidade é perigoso
do ponto de vista da democracia e das instituições que suportam a sociedade
espanhola.
Nesta perspectiva Espanha espera por melhores dias.
sexta-feira, 21 de outubro de 2016
Portugal um caso de estudo
A politica em geral está
crispada, por vezes roça a violência.
Aqui ao lado (Espanha) está mesmo
violenta. A divisão é enorme e as principais forças politicas não se entendem.
Não se entendem no Parlamento, nas ruas e para cúmulo nos próprios partidos.
Violenta e perigosa está a
situação nos EUA, o que está a acontecer no processo eleitoral – a decorrer – é
também muito preocupante.
Aqui no nosso rectangulo, independentemente de alguns (poucos) ignorantes, as coisas estão mais calmas e
pacificas. É curioso observar que depois de quatros anos extremamente difíceis
- seja qual for o ângulo de observação – o país encontrou algum equilíbrio e
através dele está a surpreender. Surpreende no desporto, na politica e na
cidadania.
Portugal é verdadeiramente um caso de estudo.
Último debate
Trump volta a perder. Clinton fala de emprego e pouco de dinheiro.
52% dos inquiridos disse que a candidata democrática voltou a ganhar.
Trump assumiu estrategicamente uma atitude intimidadora e ameaçadora.
segunda-feira, 17 de outubro de 2016
Manipulação
Trump está a tentar dar a volta a uma imagem profundamente negativa que criou, recentemente, junto do eleitorado feminino. Como bom manipulador que é está a tentar.
quarta-feira, 12 de outubro de 2016
terça-feira, 11 de outubro de 2016
segunda-feira, 10 de outubro de 2016
sexta-feira, 7 de outubro de 2016
quinta-feira, 6 de outubro de 2016
O activista humanitário
L
Vamos ver qual será no futuro a margem de manobra para o europeu eleito (praticamente - amanhã haverá a confirmação) secretário-geral das Nações Unidas. Em particular vamos acompanhar as evoluções na Síria (catástrofe), África, Ucrânia e também a reforma das Nações Unidas. Acompanhar finalmente o apoio dos dois principais dadores - EUA e Rússia.
Para já Guterres faz a diferença.
O último europeu eleito foi em 1951.
terça-feira, 4 de outubro de 2016
quarta-feira, 28 de setembro de 2016
Morreu Shimon Peres
Aos 93 anos morreu um dos políticos mais perspicaz e inteligente da sua geração.
Ocupou todos os cargos políticos em Israel tendo sido Presidente até 2014.
Um negociador nato, tendo conseguido vários acordos internos e internacionais.
Pelo seu empenho político e humanitário foi também nomeado Prémio Nobel.
Um politico da geração de Mário Soares, de quem, aliás, era amigo.
terça-feira, 27 de setembro de 2016
O espectáculo continua
Hilary Clinton e Donald Trump no primeiro dos três debate.
Um primeiro debate em que a experiência politica de Hilary veio ao de cima. Nesta expectativa faz sentido dizer que ela ganhou o debate.
segunda-feira, 26 de setembro de 2016
Resistir...
Depois das eleições no País Basco e na Galicia em que os resultados foram desfavoráveis para os socialistas, Pedro Sanches (Secretário-Geral do PSOE) é um leader cada vez mais isolado.
Resistir parecer ser a palavra de ordem.
sexta-feira, 23 de setembro de 2016
quinta-feira, 22 de setembro de 2016
Será que é um infiltrado?
Será que Donald Trump é um infiltrado. Atentem ao pormenor do punho erguido e ao pormenor da mão fechada (nota: o botão de punho está lá para disfarçar).
quarta-feira, 21 de setembro de 2016
terça-feira, 20 de setembro de 2016
Resgate de Emigrantes
A chaga mantém-se .
A ONU prevê e alerta, de que 2016 poderá vir a ser o ano mais mortífero no Mediterrâneo.
segunda-feira, 19 de setembro de 2016
Atraso nas Negociações
O Brexit veio complicar e atrasar ainda mais as difíceis negociações entre os EUA e a UE com vista ao estabelecimento de um acordo comercial que abrangesse os dois espaços económicos; o chamado TTIP.
Alguns protagonizam que só um milagre poderá avançar o projecto.
sábado, 17 de setembro de 2016
Zero valor (simbólico)
Para combater a corrupção na Índia foi criada uma nota com o valor (simbólico) zero.
Trata-se de uma iniciativa interessante e também ela simbólica.
quinta-feira, 15 de setembro de 2016
Um bom exemplo
O SCP jogou bem, foi superior ao Real Madrid, esteva a ganhar até ao minuto 87, mas no final o RM meteu dois golos (minutos 88 e 95) e ganhou.
Depois de tudo isto (95m + 15m) é possível dizer muita coisa e sobretudo fazer muito roído. É aqui que o jornalismo desportivo deve (também) entrar, tornando-se essencialmente - como entidade independente - um meio esclarecedor da opinião pública.
Deixo aqui uma crónica do jogo, publicada hoje pelo jornal El Mundo. Trata-se de um bom exemplo.
....
ORFEO SUÁREZ
Madrid
....
Los minutos son más largos en el Bernabéu, los más largos del mundo. Lo decía Juanito y lo saben quienes han pasado por este lugar donde, gane quien gane, siempre hay un derrotado: la lógica. Pocas actividades la desafían como el fútbol, y eso explica que el Madrid sea uno de sus mejores intérpretes. Puede pasar de la nada al éxtasis, reducir a cenizas un excelente argumento, porque el desenlace sólo tiene un dueño, un protagonista. La imagen de esos minutos no era la de Cristiano, contenida su alegría por marcar a su sangre, o Morata, desatado tras el remate del alma. No. La imagen que anticipaba lo que iba a suceder era la de Jorge Jesús, expulsado en la grada, con la cabeza baja, sin mirar al campo cuando nada había sucedido. Este hombre sí sabe de fútbol. A no ser que, como sugiere su aspecto, sea un vidente. [Narración y estadísticas (2-1)]
Hasta esos minutos largos como la peor de las agonías todo, todo había transcurrido como quería el entrenador del Sporting. En lo táctico, dio una lección a Zidane. Justo es decirlo, aunque en general el resultado escribe por los demás. En el fútbol se establecen dos relaciones: con el balón y con el espacio. Es una cuestión de escuelas. La portuguesa ha tenido, tradicionalmente, buena relación con la pelota, algo que se aprecia en trazos de este Sporting.
Monstruoso William Carvalho
Por ejemplo, en William Carvalho, ese mediocentro que es como el monstruo que se aparece noche tras noche en las pesadillas infantiles. Nadie sabe cómo, pero siempre está ahí. Modric la sufrió. Sin embargo, el equipo que entrena el histriónico Jorge Jesús es competitivo por su forma de administrar el espacio, el suyo y, sobre todo, el del rival. En el Bernabéu lo eliminó durante buena parte del partido para dejar al Madrid seco, en la nada, hasta esos minutos que no se pueden entrenar, no para jugar en el Bernabéu. En el último llegó Morata, lanzado, procedente de un lugar que desconocemos.
El Sporting avanza y defiende junto. Si presiona la salida de balón, lo hace coordinadamente; si defiende, utiliza ayudas, sobre todo en las bandas, y aprieta sus líneas, hecho que dificulta enormemente el juego interior. Se suele decir que estos son equipos trabajados, pero lo que son, en realidad, es pensados. Trabajar, trabajan todos. La diferencia es que algunos, antes de correr, piensan para qué. Lo contaba un viejo entrenador español cuando un futbolista le explicó su juego con el tópico «toco y me voy». «Muy bien, y ¿adónde vas?». En el Sporting lo saben.
Para enfrentarse a un equipo tan compacto es necesario ampliar el campo, buscar situaciones de dos contra uno en las bandas y eliminar piezas en acciones individuales. Nada de eso consiguió el Madrid en el primer tiempo. No hay debate con la jerarquía del ataque, la BBC, pero sí debería haberlo con su estado de forma. El de Cristiano y Benzema es, hoy, dudoso, aunque el portugués se redimiera a balón parado con una falta magistral para empatar. Bale, muy activo, no era suficiente.
La tortura de Gelson Martins
Si con algún futbolista tuvo especial cuidado Jorge Jesús fue con Modric, siempre tapado. La situación obligó a multiplicarse a Casemiro en la zona dominada por William Carvalho, siempre a un toque. Este gigante recuerda a Yayá Touré, aunque sin su verticalidad. Existen dos tipos de velocidad, la física y la mental. En un mediocentro es más importante la segunda. El portugués la tiene. Mientras trota, da soluciones rapidísimas.
Más cómodo y más seguro de lo que hacía en el campo, también el Sporting atacó mejor el área de Casilla. Por lo que produjo, el gol llegó tarde. Fue poco después de iniciarse el segundo tiempo, en una acción de superioridad numérica en el balcón del área, donde, además, Sergio Ramos se equivocó. Bruno César lanzó lejos del alcance de Casilla, un portero que para lo que los demás. No obstante, la tortura ofensiva para los locales la ejerció Gelson Martins, joven y desbordante, con cambio de ritmo y descaro.
El Madrid tenía mucho tiempo para reaccionar, pero no lo hizo hasta que no sintió el vértigo. Le gusta llegar al borde del precipicio, habitar en el abismo. Zidane sacó todo el fuego, con Morata, Lucas Vázquez y James, en busca del remate del disparo. La partida por el juego la había perdido, sólo quedaba el gol y el alma. Morata tiene ambos.
.....
.....
Subscrever:
Mensagens (Atom)