sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Qualquer coisa...

Um ano já lá vai, dirão: vou ter muitas, muitas, algumas, poucas, nenhumas saudades.
Há um ano, pensávamos e dizíamos a mesma coisa, mas o tempo passa e a rotina da vida vai colocando as coisas nos seus devidos lugares.

Vai restando a nossa própria capacidade para nos surpreendermos e darmos a volta à vida e assim fintar o destino.

Já não faço o balanço, ou melhor não inventario o deve e o haver tradicional, vou directamente para o saldo que, na minha, eterna ignorância, vai sempre para o lado positivo.

Ficam os anos e a sua inexorável acumulação, bem como a sabedoria do conforto e da sábia ignorância que nos vai permitindo suportar e encontrar a alegria de viver.

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Desafios Éticos

Lecciones de ética para máquinas que ‘piensan’ y toman decisiones

A inteligência artificial que se associa às máquinas que pensam e tomam decisões, levanta, naturalmente, desafios éticos evidentes.
São já hoje uma realidade muito importante, para a qual as sociedades mais desenvolvidas terão que encontrar as respostas mais adequadas aos desafios colocados. 

terça-feira, 12 de dezembro de 2017

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Os ziguezagues do Presidente

¿Zigzag o curvas? Todas estas líneas son iguales

Ontem no Público Vicente Jorge Silva, na sua coluna habitual de domingo, chamou a atenção para o facto de Marcelo Rebelo de Sousa ter duas posições sobre a nomeação de Mário Centeno para Presidente do EUROGRUPO: (uma) interna, que mostra a sua preocupação sobre a atenção que o lugar de ministro de finanças merece, o qual de alguma forma pode ser posto em causa com a dupla função a exercer; (outra) externa, a qual elogia e enaltece a escolha.
Nas circunstâncias, Marcelo Rebelo de Sousa mostra a sua grande qualidade e/ou defeito, entre outros, a de perfeita harmonia com a exigência das circunstancias. MRS está a ser coerente com o facto de sempre ter sido um homem de ziguezagues - muda conforme as “suas” circunstancias.

O problema é que ele é hoje Presidente da Republica.

O símbolo

Un coche Mercedes en una feria del lujo en Moscú.

Esta é uma marca onde o símbolo se confunde com a mesma.

terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Justiça Espanhola recua...

Presentación de la campaña de Junts per Catalunya.

O Juiz do do Tribunal Supremo de Espanha (Pablo Llarena)  deu um passo atrás (esta terça -feira) ao retirar as ordens europeias de detenção dos independentistas catalães, designadamente de Puigdemonte e seus conselheiros actualmente refugiados na Bélgica.
Esta posição da justiça Espanhola enfraquece os seus tribunais e de alguma forma fortalece a corrente independentista.
Por outro lado e em véspera de eleições regionais na Catalunha fica também, sem dúvida, "chamuscada" a imagem da independência da justiça face ao poder politico. 

segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Eleições na Catalunha

Ciudadanos será la fuerza más votada el 21-D según el CIS

Ultimas sondagens dão um empate técnico entre as forças independentistas e não independentistas na Catalunha (eleições em 21 de dezembro)