terça-feira, 3 de março de 2009

A última fronteira terrestre

Texto/09/52
Carcavelos, 3 Março 2009
A Antárctica é um dos lugares do planeta mais inóspitos e isolados para um ser humano viver, ali pouco ou nada se pode fazer na vida. Há uma excepção: é seguramente um dos melhores lugares para se fazer observação astronómica.

A astronomia nos últimos anos avançou extraordinariamente e tal facto deveu-se aos avanços tecnológicos. Em particular destacam-se o das viagens espaciais, informática, electrónica e fotografia. Um dos campos onde se tem progredido mais é justamente o da localização dos telescópios.

Tempo houve em que as observações astronómicas se faziam nas grandes cidades. Exemplo disso é, o ainda activo, Observatório Astronómico de Lisboa – criado entre 1861 e 1867. Actualmente os melhores centros de observação situam-se em montanhas elevadas.

A Antárctica é o último local para colonizar no planeta tendo-se tornado o último grito da observação astrológica. Podemos também afirmar que é um dos poucos lugares do planeta, privilegiado, para nos separar dos outros planetas e nesse contexto dizer que é a ultima fronteira terrestre.

Sem comentários: