sábado, 6 de agosto de 2011



Indignados


O Movimento 15-M (1) é hoje uma realidade que envolve muitos jovens espanhóis. Este movimento que reivindica (fundamentalmente) o direito ao emprego dos jovens tem vindo a exprimir-se não só em Madrid (sobretudo na mítica Puerta del Sol) mas também nas principais cidades espanholas.
As consequências sociais e políticas deste movimento são neste momento imprevisíveis. Os efeitos que se vão sentir nas (muito) próximas eleições legislativas em Espanha – Novembro/11 – irão ser extremamente interessantes de se acompanhar.

(1) Os protestos de 2011 na Espanha, chamados por alguns meios espanhóis de Movimiento 15-M, Indignados e Spanish revolution, são uma série de protestos espontâneos de cidadãos inicialmente organizados pelas redes sociais e idealizados em primeiro momento pela plataforma civil e digital ¡Democracia Real Ya! (em espanhol: Democracia Real Já!), que obteve nessa fase inicial o apoio de mais de mais de duzentas pequenas associações. Começaram em 15 de maio de 2011, com uma convocação em cinquenta e oito cidades espanholas.

1 comentário:

Anónimo disse...

Também me parece que sim, até porque parecem estar várias gerações lá representadas. A taxa de emprego na Espanha é verdadeiramente preocupante! Vamos aguardar para ver...