segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Futebol - um bom exemplo


No inicio de mais uma época em que o futebol gira em mundos diferentes e contraditórios – em que nem sempre o "desporto rei" coincide, em pleno, com as boas regras desportivas e politicas, trazemos aqui o bom exemplo de Isidro Lángara.
Lángara, que normalmente vestia a camisola com o número 3, tornou-se célebre também pelo fato de ter disputado a liga espanhola durante três anos, ter marcado três golos em três jogos diferentes e consecutivos, ter sido o máximo goleador em três ligas diferentes - a espanhola, a mexicana e a argentina – e finalmente por ter sido detestado por três ditadores.
Franco - pelo fato de ele ter jogado por uma seleção do País Basco que na altura fez um giro mundial apelando aos valores democráticos.
Mussolini – pelo fato de durante o mundial de futebol organizado em Itália (1934),ter sido eliminada a equipa do país anfitrião, justamente, quando Espanha ganhou um jogo decisivo com golos de Lángara.
Hitler – pelo fato de Espanha num jogo particular disputado na cidade de Colónia (onde assistia uma parte do governo nazi) ter estragado a festa aos alemães com golos decisivos de Isidro Lángara.

Sem comentários: