sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Uma "chapelada" ao Sr.Draghi....

Draghi (presidente do BCE) apresentou ontem (quinta-feira) uma medida importante (esperamos que não seja a última), para menorizar os efeitos negativos da politica alemã nas restantes economias europeias – incluindo aqui, fundamentalmente, os próprios países da zona euro.
Para o efeito, ao baixar os juros do BCE para 0,05%, Draghi tenta incrementar o aumento da compra das dívidas privadas e assim desonerar as empresas endividadas e simultaneamente incentivar/aumentar o investimento e o crescimento económico.
Com mais crescimento económico haverá mais emprego e mais receitas para o Estado (impostos) e assim mais qualidade para a sustentabilidade das suas próprias dívidas – no que diz respeito ao serviço da dívida, bem como à criação de novos processos de endividamento.
Resta ainda entre outras coisas: (a) controlar a inflação para níveis mais compatíveis e aceitáveis; (b) alterar as políticas cambiais tornando as exportações europeias mais atractivas; (b) por último convencer a Srª Merkel e os bancos privados da justeza destas medidas.

Sem comentários: