quarta-feira, 5 de novembro de 2008

A Vitória da MUDANÇA

Barack Obamanasceu em 04-08-1961, em Honolulu Coco Solo. Será o próximo presidente dos EUA – um país em crise com 303,824,640 habitantes.

Obama conseguiu. Ao redor de uma grande expectativa mundial os norte-americanos aceitaram, felizmente, o desafio colocado pelo candidato democrático à Casa Branca. Vitória num dia histórico, terça-feira, 4 de Novembro de 2008, daquele que se converte no primeiro presidente negro da história dos EUA. Os norte-americanos, maioritariamente aceitaram a mensagem de esperança feita pelo candidato democrata durante a campanha, diga-se uma das mais brilhantes da curta história desta grande nação.

A mudança chegou à América, disse Obama no seu discurso de vitória realizado junto dos seus muitos milhares de apoiantes que se reuniram na grande festa organizada pelos democratas no Grant Park de Chicago. O candidato afro-americano não só ganhou as eleições, como o fez com uma maioria clara.

Em Lisboa às 6 horas da manhã de 5 de Novembro confirmou-se a vitória quando o candidato democrata alcançou os 270 votos eleitorais necessários para conseguir a nomeação no Colégio Eleitoral, o órgão que elege o presidente.

A vitória teve muito a ver com o apoio conseguido em Estados decisivos como o de Florida, Pensilvânia, Ohio e Califórnia, que juntos significaram 123 votos.
Importante também para o triunfo de Obama foi o apoio conseguido nos grandes Estados como Maine, Vermont, Massachusetts, Connecticut, Delaware, Maryland, New Hampshire, Nova Jersey, Pensilvânia y Nova York, bem como do Distrito de Colômbia, onde se situa a capital Washington, e o Estado de Illinois, onde é senador.

O republicano John McCain ainda alimentou a esperança durante uma parte da noite eleitoral ao conseguir importantes vitórias no sul, em Tennessee, Alabama, Arcansas, Carolina do Sul, Geórgia e Texas, o que não foi suficiente para conseguir a vitória. O senador de Arizona compareceu junto dos seus seguidores na capital do seu Estado, Phoenix, onde reconheceu a sua derrota.

Por seu lado Bush felicitou Obama, telefonando-lhe após conhecer a sua vitória dizendo-lhe que estás próximo a começar uma das maiores viagens da tua vida. Felicidades e desfruta-lo, disse o sempre infatigável Bush.

Sem comentários: