sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

O conflito entre a Russia e a Ucrânia











O conflito entre a Rússia (141 milhões de pessoas) – e a Ucrânia (46 milhões) à volta da questão da distribuição do gás atingiu 16 países europeus -11 deles da EU - tendo afectado em especial a Bulgária, Roménia, Republica Checa e Eslovénia. Repentinamente estes países ficaram sem carburante para fazerem face à vaga de frio que se instalou intensamente. Ao mesmo tempo, embora de forma mais atenuada, Alemanha, França e Itália também foram afectados.
Em especial a situação é gravíssima na Bulgária, país que depende em mais de 90% das importações do carburante que faz da Rússia.
Na génese do problema está a decisão de corte recente do abastecimento de gás efectuado pela Ucrânia à Europa. Este país acusa a Rússia de ser responsável pelo corte. Ao invés a Rússia responsabiliza a Ucrânia de boicote e do incumprimento na liquidação de uma divida milionária.
Os governos dos dois estados entraram em acusações mútuas. No entanto o presidente ucraniano considera que deve de imediato ser restabelecido o abastecimento de gás e só depois se concluam as negociações entre os dois países.
Por outro lado Bruxelas espera também que o problema seja resolvido com rapidez, caso contrário terão que ser tomadas medidas à escala europeia. A Comissão Europeia considera ainda a situação “inaceitável”, e recordou que as autoridades de ambos os países em conflito se tinham comprometido em que as tensões bilaterais nunca afectariam o abastecimento da UE.

Sem comentários: