quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Educação e apoios à infância

A CE recentemente apresentou mais um estudo sobre educação e apoios á infância. O universo de análise abrangeu 30 países, e mais especificamente a maneira como os diferentes países abordam e organizam o pré-escolar e o apoio á infância.
O estudo foi realizado pela EUREDICE – Rede de Informação sobre Educação na Europa, e a principal conclusão a que chegou foi a de que 87% das crianças de 4 anos de idade frequentaram um estabelecimento de educação. Concluiu também que existem 2 modelos organizacionais nos países observados: (i) estrutura única – para todas as crianças em idade pré-escolar as quais são acompanhadas por profissionais qualificados e competentes e devidamente remunerados – em funcionamento nos países do Norte da Europa; (ii) estruturas separadas – consoante as idades e profissionais com qualificações e remunerações diferenciadas - em funcionamento na maior parte dos países.
Outra conclusão importante tem a ver com o facto de uma em cada seis famílias europeias com uma criança com menos de 6 anos vive no limiar da pobreza.
A mesma organização sugere que a Europa deve ter como objectivo para 2020 que 90% das crianças com 4 anos frequentem o ensino pré-primário e que por outro lado se caminhe também no sentido de se encontrar um modelo único para todos. O modelo desejado deve garantir padrões de alta qualidade e financiamento adequado.


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