quarta-feira, 8 de abril de 2009

Aparências

Texto/09/81
Carcavelos
A BBC informou recentemente que a multinacional americana Pfizer terá chegado a acordo com o estado nigeriano para pagamento de indemnizações às famílias das vítimas (crianças) que terão servido de cobaias em testes para um novo medicamento.

Na altura (1996) a Nigéria estava a ser fustigada com uma epidemia de meningite – que acabou por matar mais de 11.000 pessoas – e a farmacêutica testou um novo medicamento em 200 crianças. Os resultados foram desastrosos tendo morrido 11 crianças e 181 ficado com danos cerebrais.

Passados todos estes anos (13) a multinacional vai pagar indemnizações no valor de 22 milhões às famílias das vítimas e 26 milhões de euros para a reconstrução de um Hospital de Doenças Contagiosas.
Independentemente das diversas valorações (positivas ou negativas) que se queiram fazer sobre os factos descritos, destaca-se uma que tem a ver com as margens fabulosas geradas pelos negócios das farmacêuticas que lhes permite, com relativa facilidade, fazer face a este tipo de contingências negativas do negócio

Sem comentários: