quarta-feira, 14 de abril de 2010

h) Novos impérios

(continuação – Comunicação Social – princípios fundamentais)

No final do século passado a Europa detinha 40% do mercado dos média, os Estados Unidos 40% e o restante mundo 20%. Então, no planeta os televisores existentes totalizavam cerca de 1260 milhões, destes 20% estavam ligados por cabo e 6% pelo digital. Os assinantes de telefone chegavam aos 700 milhões. Existiam 200 milhões de computadores pessoais, dos quais, 30 milhões estavam ligados à Internet.
O crescimento da rede da Internet nos primeiros cinco anos deste novo século ultrapassou a do telefone.
A dimensão desta realidade bem como as expectativas criadas permitem-nos escrever que a sociedade da informação global tem hoje, de facto, um território amplo de crescimento, onde as tecnologias de informação assumem um papel determinante – informática, telefonia, televisão, que convergem e se fundem na multimédia e na Internet.
A expansão da multimédia e da Internet tem, nos últimos anos, criado e alimentado um apetite feroz pelo seu controlo. A resultante de tudo isto tem sido as fusões e concentrações dos grupos económicos. A competição feroz dos grupos envolvidos tem levantado fortes dúvidas quanto à transparência pelo controlo de toda a cadeia, bem como pela garantia da livre circulação da informação.

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