segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Manifestação na Irlanda

Cerca de 50 mil pessoas manifestaram-se recentemente nas ruas de Dublin contra o plano de austeridade anunciado pelo governo irlandês.

As razões invocadas pelas autoridades têm a ver com as exigências feitas pela UE (fundo europeu de estabilidade financeira) e pelo FMI para que seja dada a ajuda financeira com vista a evitar a bancarrota.

A manifestação foi organizada pelo ICTU (união irlandesa de sindicatos) e teve como objectivo combater o plano para reduzir a divida soberana em 15.000 milhões de euros em quatro anos - o qual para o efeito prevê o despedimento de 24.700 funcionários públicos, a redução em 7% das pensões e a subida do IVA para 23%.

Outra mensagem deixada pelos manifestantes foi a de que “os cortes orçamentais não são necessários, apenas salvam os bancos, não a Irlanda. Os bancos, esses sim, é que deveriam sofrer, porque foram eles os grandes responsáveis pela situação”.

Entretanto, as autoridades irlandesas negociaram e concluíram no fim-de-semana (ontem) com a UE e FMI um plano financeiro de 85.000 milhões de euros com vista a ultrapassar a situação.

Sem comentários: