domingo, 21 de novembro de 2010

À margem da Cimeira (Convite)

Pelo seu conteúdo convém reflectir seriamente sobre as duas notas seguintes, trata-se de um Convite:

1. Queira ou não queira a Sra. Angela Merkel, a crise financeira que atingiu os países membros da União Europeia agravou ainda mais os seus problemas estruturais e por essa via acabou por afectar o próprio Euro. Hoje é para muitos claro, que as politicas proteccionistas do Euro levadas a cabo pela Sra. Merkel e seguidores são erradas e limitadoras do desenvolvimento económico dos países da UE. Portugal desse ponto de vista é um bom exemplo da necessidade da desvalorização do Euro como forma de tornar a sua economia mais competitiva nos mercados externos e por essa via diminuir o défice crónico da sua balança comercial e assim sustentar o seu crescimento.

Teresa de Sousa escreve ontem no jornal “Público” no contexto da Cimeira da Nato e passo a citar ... a crise do euro apenas encobre uma crise politica mais funda, de reajustamento do poder interno, que o resultado da emergência da Alemanha como a potência liderante da União e do próprio impacte das transformações mundiais.

2. Um aspecto que chamou a atenção nesta vinda de Obama a Lisboa foram as medidas excepcionais de segurança montadas em torno da comitiva presidencial, os exemplos que foram mostrados ao público são variados e merecem ser referidos, em alguns casos são mesmo obscenos, a saber entre outras: dois aviões presidenciais iguais que chegaram ao aeroporto separados por poucos minutos; duas viaturas iguais para transportar o presidente; duzentos seguranças próprios; avenidas inteiras desertas durante largos minutos.

Sem comentários: