terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Resiliência

É uma das palavras mais falada e escrita na actualidade.

É importante sabermos o que significa (?).

Navegando no Google encontramos que:

... Resiliência é um conceito da física, utilizado primeiramente pela engenharia que se refere a capacidade de um material sofrer tensão e recuperar seu estado normal, quando suspenso o "estado de risco". No campo das relações humanas, é compreendido como um processo que excede a simples superação de experiências, já que permite ao indivíduo sair fortalecido por elas, superar, o que necessariamente promoveria a saúde mental. O termo Resiliência, apesar de guardar uma discussão a respeito de sua definição, vem sendo consensualmente utilizado como a capacidade humana para enfrentar, vencer e ser fortalecido ou transformado por experiências de adversidade. Tem sido utilizado em psicologia como a capacidade humana de enfrentar adversidades sucessivas ou acumuladas, com o mínimo de disfuncionalidade para o desenvolvimento, agindo com equilíbrio no pensar e no agir. A resiliência pode ser pensada como capacidade de adaptação ou faculdade de recuperação. Uma atitude resiliente significa ter uma conduta positiva apesar das adversidades, ou seja, soma-se à resiliência a capacidade de construção positiva, superação, re-significação dos problemas, flexibilidade cognitiva....

Visitando a Wikipédia ficamos a saber resumidamente que:

... Resiliência é a capacidade de psicoadaptação de cada ser humano. Adaptar a sua psique às mudanças da vida sempre com retorno positivo. Diz-se de que tem a resiliência: é uma pessoa residente. Sinónimo: resiliência...

1 comentário:

Unknown disse...

Qualquer organização que espere tornar-se resiliente tem 4 desafios pela frente:
1)Desafio cognitivo - tem de se libertar da negação, nostalgia e arrogância. Tem de ter consciência do que está a mudar e como irá ser afectado o seu sucesso.
2)Desafio estratégico - Resiliência requer alternativas e consciência para mudar a estratégia.
3)Desafio político - A organização tem de saber desviar recursos dos programas e produtos para os de amanhã. Significa habilidade de suportar experiências com o necessário capital e talento.
4)Desafio ideológico - A renovação e inovação tem de ser contínua porque a optimização do modelo de "negócio" não consegue por si só assegurar o futuro da "empresa".