terça-feira, 27 de dezembro de 2011

A minha figura do ano

Passou um ano de poder efectivo à frente de um governo e de uma nação que hoje lidera a América Latina. Para muitos um país com larga margem de progresso e possuidor de uma enorme riqueza que permite – sustentadamente – garantir o futuro dos seus quase 190 milhões de habitantes.
Estou a escrever sobre o Brasil e em particular sobre a sua presidenta Dilma Rousseff.

Dilma tem 65 anos, nasceu no estado de Belo Horizonte, economista de formação, possui uma forte experiência política, onde se destacam: a longa militância política no PT (Partido dos Trabalhadores) temperada, nos tempos duros da ditadura, com a prisão e a tortura; com a aliança e a amizade com Lula da Silva o seu antecessor no Palácio do Planalto.

Há um ano, muitos dos analistas, pensavam que esta mulher não aguentaria a pressão do cargo e que seria uma presa fácil nas mãos do poder corrupto instituído e que muito dificilmente daria seguimento às políticas sociais de Lula da Silva. Era considerada apenas uma simples gestora.

Passado um ano todos os vaticínios falharam. Bem pelo contrário Dima prosseguiu as reformas sociais, intensificou-as e sobretudo está a mudar o poder no próprio PT. Demitiu e mudou ministros e políticos corruptos, inclusive gente de Lula. A taxa de popularidade actual é de 71% e com este resultado não restam dúvidas sobre a sua eficácia.

Presentemente luta por uma reforma séria na administração e tem como objectivos: manter os níveis de crescimento económico; elevar os níveis da distribuição da riqueza e com isso estabilizar a classe média e torná-la assim no pilar económico e fiscal do país.
Mais tarde certamente seguirão as outras políticas de fundo, designadamente no âmbito da saúde e da educação.

Normalmente, esta mulher de hábitos trabalhadores, chega ao seu gabinete de trabalho às 9:00 e sai às 22:00. Quando pode visita, aos fins-de-semana, a sua única filha e neto. Por vezes coincide com o pai da sua filha, segundo marido, e o grande amor da sua vida, e que um dia pôs na rua quando descobriu que este estava esperando um outro filho de outra mulher, contudo passados alguns anos voltou a ter uma boa amizade.

Esta mulher é, conjuntamente com a Sra. Merkel, a dirigente política mais importante do mundo e tem outras particularidades: pensa e fala em português e gosta de Portugal.

Sem comentários: