sexta-feira, 6 de novembro de 2015

A força da democracia

Acerca das sondagens em Espanha (ver último spot), os últimos resultados eleitorais referentes ás eleições municipais deram uma vitória eleitoral do PP em Madrid, sem maioria absoluta. A segunda força mais votada foi o  PODEMOS (esquerda). O terceiro partido mais votado foi o PSOE. A maioria seria possível com os votos do PP+PSOE, PP+PODEMOS (fora de causa) ou PODEMOS+PSOE.
No dia dos resultados eleitorais a candidata vencedora Esperanza Aguirre convidou o candidato  do PSOE por Madrid a formar um governo municipal socialista para o qual, estaria disposta, sem nada em troca, a dar-lhe os votos de apoio do PP.
O PSOE declinou e veio a apoiar o segundo partido mais votado (PODEMOS) garantindo-lhe  condições de governabilidade (maioria de votos). 
Esta situação ocorreu e ficou decidida, praticamente, no dia seguinte ás eleições. Hoje governa (sozinho) o PODEMOS e teremos certamente como garantia - se calhar a única - que em próximo acto eleitoral a sua politica e praxis serão, naturalmente, escrutinados pelo voto.
Goste-se ou não se goste este é um bom exemplo da força da democracia. 

Sem comentários: