segunda-feira, 8 de março de 2010

e) O telejornal tem os dias contados (?)

(Continuação – Comunicação Social – princípios fundamentais)

Há muito que os telejornais deixaram de ser os programas com maior audiência nas televisões – públicas e privadas. Em Portugal continuam a ter uma audiência importante, contudo o conteúdo e o tempo de emissão sofreram radicais alterações. A razão ou as razões justificativas para este estado de coisas tem que ser procuradas no interior do próprio espaço televisivo, local onde a politica televisiva faz imperar o reino da informação-espectáculo, onde a encenação se sobrepõe à realidade.
Hoje as linhas editoriais das principais cadeias televisivas preferem a televisão espectáculo onde de repente se permite ver a maior das atrocidades, a encenação, muitas vezes, assente no virtual, ou então o fictício como opção estética.
De facto cada vez menos a televisão corre atrás do acontecimento exterior ela tende a convocá-lo para a hora do telejornal no palco da estação televisiva. É mais seguro, é mais barato e ainda em directo.

1 comentário:

Paula disse...

Dediquei no meu blog, três crónicas sobre este mesmo assunto, o Poder dos Mass Media. De facto, creio que a comunicação social, neste momento, se tornou num super poder, por razões várias, sendo a principal a económica. A comunicação social em geral, e jornalistas em particular, passaram a reger-se pela lógica da concorrência de mercado, pelo que, quanto mais vender, melhor. Além disso, estão protegidos por uma lei que protege a revelação das fontes de informação,pelo que, não existem garantias sequer, que existam de facto as fontes ou se as mesmas são ou não crediveis. Fácilmente se pode constar isto quando notícias divulgadas com base em informação de "fontes" não reveladas, acabam por se contradizer.
É tudo uma questão de sobrevivência! e sabemos que nas aflições e para sobreviver,o ser humano recorre a todos os recursos que tiver disponíveis, mesmo que isso implique ultrapassar certos pricípios e valores.
http://politicaeoutrosassuntos.blogspot.com/2010/03/o-poder-dos-mass-media-continuacao.html