sexta-feira, 19 de outubro de 2012

CIMEIRA EUROPEIA



AGENDA: Cinco pontos essenciais

Os cerca de 15 mil burocratas que pululam à volta das instituições da UE, efetivamente deixaram de ter uma vida fastidiosa e passaram freneticamente a coçar a cabeça à volta dos resgatados – Grécia, Irlanda e Portugal – e mais proximamente com os pré-resgatados Espanha e Itália, mais propriamente por esta ordem.
Já vão com 25 cimeiras para tentar salvar a zona euro de uma crise profunda – tudo começou com a Grécia e depois passou á Irlanda e mais tarde a Portugal.
Chegados a Espanha os ditos mercados parecem estar bem mais cautelosos, não arriscam, parecem não querer mais perturbações e impõem uma pausa.
Esperam por Espanha, a palavra de ordem e a agenda da cimeira de hoje parece ter 5 pontos, a saber: Espanha, Espanha, Espanha, Espanha e Espanha – pelos vistos parece que nuestros hermanos são a última fronteira do euro – atenção Portugal, segundo este raciocínio, está completamente de fora, na melhor das hipóteses seremos os eternos resgatados  (nota à margem: um bom tema para o Manoel Oliveira).
A Alemanha - leia-se: sra. MerKel - está de acordo com o resgate e empurra a decisão para o presidente espanhol- leia-se: sr.Mariano Rajoy. Os especialistas pensam que este cederá e que a decisão será assumida lá para os finais de Outubro ou primeiros dias de Novembro.
A seguir virá a Itália.

Sem comentários: