terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Crescimento económico (posição de R. Gordon)


Paul Krugman ao levantar a questão se o tempo do crescimento económico não terá chegado ao fim (?), chama a atenção para a posição assumida por Robert Gordon da Northwestern University sobre este assunto. Resumidamente este advoga que o crescimento vai diminuir drasticamente, justamente por considerar que o modelo económico iniciado no século XVIII terá chegado ao fim.

Afirma o professor que o crescimento económico ao longo dos tempos não foi contínuo, existiram situações em que o processo foi pressionado por várias revoluções industriais específicas, sendo que cada uma delas alicerçava-se num conjunto próprio de tecnologias, designadamente: (i) a primeira revolução que se baseou no motor a vapor (finais do século XVIII, princípios do XIX); (ii) a segunda que teve a ver com o desenvolvimento da ciência e na aplicação desta na eletrificação, na combustão interna e na engenharia química – começou em 1870 e terminou na década de 1960; (iii) a terceira que se centrou nas tecnologias de informação e carateriza os tempos atuais.

R. Gordon diz também que em termos de benefícios a terceira revolução foi importante, mas que teve longe de atingir o impacto e importância económica e social da segunda. De facto, considera ainda, que a eletricidade foi um invento mais importante que a internet e que esta situação está a refletir-se negativamente no crescimento económico o que, naturalmente, debilitará progressivamente o sistema e a sua sustentabilidade.

(continua em post seguinte)

Sem comentários: