sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

A desforra do petróleo


A mudança (histórica) do combustível carvão para o combustível petróleo mudou, radicalmente, o mundo. O desenvolvimento industrial com o petróleo intensificou-se potencialmente; a evolução foi imparável nos diversos domínios da humanidade. A organização e as potencialidades das sociedades evoluíram de uma forma fantástica; a ciência e a cultura galoparam enormemente. As sociedades ocidentais foram as que melhor partido tirou disso, nestas a mortalidade infantil quase desapareceu e a esperança de vida e a escolaridade aumentou significativamente. As sociedades ocidentais abraçaram a democracia como modelo e apostaram no estado social e também, em níveis, mais razoáveis na distribuição de rendimentos. A paz foi alcançada no ocidente porque as sociedades e as políticas envolventes se tornaram mais sustentáveis e equilibradas.
Mas o petróleo também trouxe mais desigualdades e diferenças sociais, normalmente associado a sociedades mais fechadas, não democráticas e mais desequilibradas do ponto de vista da distribuição dos rendimentos – muitíssimos pobres e poucos ricos.

O que aconteceu recentemente em Paris é uma consequência de tudo isto, uma reação às alterações (em baixa) do preço do petróleo.

Sem comentários: