segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Alteração do preço do crude (1)


O corte monumental do preço do petróleo – vai já em 45% - está a ter repercussões que afectaram o mundo inteiro. A alegria dos cidadãos utilizadores é enorme, de um momento para o outro passaram a utilizar mais gasolina. Ao invés os países produtores passaram a ter que cortar nas despesas públicas e assim viram aumentar a conflitualidade social e política.
A Chevron (petrolífera) acaba de anunciar que vai interromper os seus investimentos estratégicos na Ucrânia com vista à exploração de gás. Este é um exemplo da mudança de estratégias por via das alterações dos preços do petróleo. A Goldman Sach informou recentemente que, segundo os seus cálculos, os investimentos que estão a ser reconsiderados atingem já um bilião de dólares.
Outro país fortemente afectado foi a Rússia – a bolsa de Moscovo sofreu um retrocesso de 11% e o rublo baixou em 13%.
Os efeitos da actual situação começam a ser comparados com os ocorridos na crise do petróleo de 1974. Na altura, o preço do crude quadruplicou – passou de 3 para 14 dólares - e isso levou ao início de uma nova marcha económica e ao surgimento de novas potencias económicas no Médio Oriente e África. A situação que se vive (contrária em termos de preços há ocorrida em 1974) pode efectivamente levar também a alterações estratégicas profundas.
Os tempos próximos serão importantíssimos com vista ao estudo das tendências e dos comportamentos dos diversos protagonistas.
O Transparente-21 vai dedicar, dentro das suas capacidades e competências, algum espaço ao acompanhamento desta apaixonante realidade.

Sem comentários: