segunda-feira, 30 de março de 2015

CRIAR O PRÓPRIO EMPREGO



Nos próximos 30 anos vão graduar-se mais jovens do que aqueles que se graduaram na história da humanidade. Há trinta anos ter um título académico era condição para se ter um emprego; hoje estamos muito longe dessa realidade, o grosso da coluna dos desempregados de longa duração é preenchido por cidadãos com um título universitário. Dura realidade que temos que entender para depois, consoante as capacidades, corrigir aplicando medidas adequadas.

Vamos então aos dados actuais:

- Entre 30% e 40% dos jovens europeus encontram-se na situação de desempregados (seis milhões);
- Em 2020 prevê-se que hajam 1.300 milhões de jovens entre 15 e 30 anos, contudo o mercado de trabalho apenas assegurará emprego a 300 milhões.

Alternativas:

- Transformar as coisas, mudar a mentalidade das pessoas, instituições públicas e empresas. A universidade assumirá aqui um papel determinante. A sua missão deverá ser a de consciencializar os estudantes de que não haverá facilidades em conseguir um posto de trabalho e que a alternativa é a de os próprios criarem o seu posto de trabalho, para isso terão que ser mais criativos e inventivos. Para isso será também necessário apostar bastante nos programas e conteúdos multidisciplinares que permitam ter amplitudes de empregabilidade mais vastas. A universidade terá que aproximar mais os seus conteúdos às necessidades reais do século XXI;
- Por outro lado e do ponto de vista estratégico, haverá necessidade de apostar na qualidade dos profissionais do ensino, por eles passarão grande parte das variáveis do sucesso. Quanto maior for o seu potencial mais rentabilizado será o seu desempenho;

- Finalmente evocar o papel das instituições e lembrar que, porventura, o papel mais importante destas em períodos de crise ( situação que vivemos actualmente) não será desinvestir nas instituições de ensino, ou mesmo, em alternativa, privatizando-as, mas sim apostar fortemente no financiamento público e no concomitante empenhamento dos governos e comunidades educativas.  

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