domingo, 12 de agosto de 2012

Tudo isto dá que pensar (4)

O jornal “El País” de hoje (11/08/12) aborda em editorial, no contexto da crise do euro, a questão da recessão e como sair da mesma.
Basicamente, chama a atenção para o facto de a zona euro só poder enfrentar o fraco ou inexistente crescimento económico se, justamente, não aplicar as receitas que o BCE preconiza.
De facto toda a zona euro confronta-se com um sério risco de desaceleração económica global motivada pela perda de ritmo do crescimento económico alemão e também pela mais que provável contração do PIB francês. Ao mesmo tempo que os países periféricos continuam numa escalada recessiva os outros, os chamados países “mais importantes” da zona euro, fraquejam.
Pelos vistos só os incautos não  previram que o empobrecimento das economias periféricas - com as consequências concomitantes - imediatamente contaminaram os países centrais do euro.
Este é de facto um momento crucial para a europa e para a sua recuperação económica e nesta medida deviam-se aplicar as medidas corretivas com  vista ao retomar, normal, do crescimento económico. Essas medidas, e esse é o cerne do problema, nunca poderão ser de natureza recessiva mas sim expansionista.  
  

Sem comentários: