sábado, 12 de maio de 2012

Momento histórico (Egípto)

A população Egípcia viveu recentemente um momento histórico aquando do debate televisivo entre os dois principais candidatos a presidente do país – eleições previstas para 23 e 24 de Maio próximo.
Debate que reuniu à volta dos televisores milhões de egípcios e que durante quatro horas permitiu aos dois candidatos debateram cara a cara as suas ideias e programas políticos.

Este frente a frente televisivo nunca tinha ocorrido no mundo árabe e nessa perspectiva tornou-se num acontecimento de excepcional valor social e politico – os protagonista foram dois famosos apresentadores televisivos e os candidatos – Amr Musa, secretário da Liga Árabe e Abdel M. Abulfutú, este último um islamita moderado. Ambos levavam óculos e vestiam fato e gravata, um tem 75 e o outro 60 anos. O primeiro apresentou-se como o candidato da experiência, o segundo como o representante da revolução. O debate teve momentos de alguma dureza, e o candidato (Musa) acusou o seu oponente de inventar a história, nalgumas matérias estiveram de acordo, designadamente quanto às matérias económicas, educação, saúde, reforma da polícia e Israel. Quanto às Forças Armada, que são as forças que mais controlam a economia do país, apelaram para que as mesmas se afastem da política. Finalmente e quanto ao papel da lei islamita, de assinalar a existência de alguma divergência. Curiosamente e sobre este último ponto, de assinalar que numa recente sondagem cerca de 66% dos egípcios querem que o Islão desempenhe um maior papel na sociedade e que o Corão inspire a elaboração das leis do país.

Para a história vai ficar o facto de que em tantos anos de ditadura (30 anos), nunca os egípcios tinham tido a oportunidade de disfrutar de um espectáculo tão importante como este.

Sem comentários: