terça-feira, 15 de maio de 2012

Mulheres de Antenas

Nas vésperas do encontro com François Hollande  a Sr.ª Merkel obtém mais um desaire eleitoral. Desta vez foi no Estado, considerado o coração industrial, com mais eleitores da Alemanha – Renânia do Norte / Westfalia com 18 milhões de habitantes. A CDU, partido da chanceler, perdeu mais uma vez para o SPD e os Verdes, os quais com esta vitória obtiveram um importante estímulo para ganharem as próximas eleições gerais a realizarem-se daqui a um ano e meio.
Muito embora a Sr.ª Merkel continue a ser popular à escala nacional, esta derrota torna-a de facto mais vulnerável e dá força aos críticos das suas políticas de disciplina fiscal europeia.
Por outro lado, o aliado da CDU – Partido Liberal – também sai muito mal na fotografia, sendo acusado desta derrota, justamente, pela má campanha eleitoral do seu leader.
Á esquerda, o jovem movimento contestatário - Os Piratas - ganha também posições nestas eleições e impõe-se como força política.
É com este cenário de fundo que Merkel vai receber Hollande. Este vai ter a incumbência (histórica) de demover a chanceler de continuar com as (fratricidas) políticas europeias de austeridade e crescimento. O que está a acontecer na Grécia é também um exemplo/consequência da teimosia e das más políticas impostas por Berlim – citando Chico Buarque – mirem-se no exemplo daquelas mulheres deAntenas.

Sem comentários: