quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Os dissidentes do ANC

O ANC – Congresso Nacional Africano além de ser o maior partido político existente na África do Sul é aquele que há mais anos (14) tem responsabilidades governativas naquele país.

África do Sul
Capital – Pretória
População – 48.782.756


O ANC teve durante muitos anos com seu rosto emblemático e sobretudo como moderador interno, Nelson Mandela. Com o passar dos anos este dirigente histórico – o grande combatente do regime do apartheid – foi-se afastando e agora a ausência da sua função equilibradora fez-se notar.

Recentemente e por força de diversas cisões no ANC surgiu uma nova força política “O Congresso da Gente", partido liderado pelo ex ministro da defesa nacional sul-africano Mosiuova Terror Lekota. Esta nova organização política nasce com o propósito de converter-se na primeira força partidária de oposição. Por outro lado, o ex primeiro-ministro da região mais rica do país (Gauteng), Mbhazima Shilowa, foi designado segunda figura do novo partido conjuntamente com a empresária Linda Odendaal.

Tratam-se de importantes alterações no espectro político-partidário da África do Sul com consequências inevitáveis nas eleições previstas e a realizar no próximo ano.

Porque acreditamos no multipartidarismo, esperamos que a África do Sul ganhe politicamente com esta nova situação e assim contribua para que a região (África Austral) se desenvolva e reforce a sua cultura democrática.

Sem comentários: